Uma jarra com vinagre de maçã, sobre uma mesa com maças cortadas, e os dizeres: Benefícios do vinagre de maçã

O que você sabe sobre os benefícios do vinagre de maçã?

Data de publicação: 12/08/2019 14:47:00
Categoria: Dicas de Saúde

Por Jessica Migala

O vinagre de maçã tem se tornado o centro das atenções em dietas e cuidados com a saúde. O produto, que tem apenas três calorias por colher de sopa, tem sido associado ao emagrecimento. Apesar de não ser um ingrediente mágico, ele pode contribuir para reduzir os níveis de açúcar no sangue e ser versátil o suficiente para uso até mesmo na limpeza.

Maçãs fermentadas e água são os ingredientes da receita desse vinagre, que tem 5% de acidez assim como os outros. Ele pode ser encontrado na forma destilada ou não filtrada, e tem validade indefinida, mesmo quando sofre alterações na cor, por exemplo.

Vinagre de maçã emagrece?
Poucos estudos exploram a relação entre o vinagre de maçã e o emagrecimento. Porém, o fato de ser um condimento com baixa caloria e sem sódio, ele se torna ideal para temperar saladas sem adicionar calorias ou aumentar a pressão arterial.

Não há comprovação científica de que ingerir uma dose de vinagre de maçã pela manhã possa ajudar na perda de peso, e especialistas indicam que a melhor forma de manter a massa corporal em níveis saudáveis é combinar uma dieta saudável à prática de exercícios físicos.

O que as pesquisas indicam?
Experimentos preliminares, realizados em animais, indicam que o consumo diário de vinagre de maçã pode estar associado à redução do colesterol ruim (LDL) e de triglicerídeos, devido às suas propriedades antioxidantes.

Em seres humanos, o vinagre de maçã pode contribuir para o controle de diabetes tipo 2. Estudos relacionaram o consumo de vinagre à redução de 20% nos picos de açúcar no sangue após refeições ricas em carboidratos complexos, e também à redução dos níveis de glicose pela manhã, quando combinado com um pedaço de queijo no lanche antes de dormir.

Vale a pena destacar que mais estudos são necessários para determinar a relação entre o vinagre de maçã e controle da diabetes tipo 2, e que ele não deve ser usado para substituir quaisquer medicamentos.

Além das pesquisas sobre controle de doenças crônicas, o condimento foi usado com sucesso no tratamento de um caso de infecção crônica por levedura, publicado no Alternative Therapies in Health and Medicine. O tratamento ginecológico foi feito por meio da aplicação tópica do produto. Porém, especialistas não indicam que esse tratamento seja feito sem a supervisão ou prescrição de um ginecologista.

O vinagre de maçã traz riscos à saúde?
O consumo moderado de vinagre de maçã é bastante seguro. Outros produtos, como as cápsulas de suplemento com base no produto é que merecem cuidado no uso. Mais comuns em países como os Estados Unidos, elas podem causar queimaduras ou até mesmo serem tóxicas e, por isso, é importante consultar um médico antes de consumi-las.

Outra observação importante é que o vinagre não deve ser consumido no lugar de medicamentos prescritos, e o médico deve saber quando o paciente faz uso dele e em qual quantidade, para evitar interações medicamentosas.

Como usar o vinagre de forma saudável?
Na culinária, a aplicação do vinagre é diversa. Ele é um bom tempero para saladas, pode ser usado em marinadas e conservas, e em bebidas. Quando tomado em colheradas, como suplemento, especialistas indicam que a quantidade seja limitada a duas colheres de sopa.

Como produto de beleza, o vinagre se destaca na função de limpeza e pode ser usado como xampu. Na higienização de ambientes, o vinagre pode ajudar a desodorizar e retirar resíduos adesivos, enquanto lavagem de roupas, o vinagre branco pode tirar manchas e até mesmo substituir o amaciante.

Fonte:
Everyday Health
Tradutora e redatora: Daniela Souza
Revisora: Paula Ávila
Designer: Raphael Alpoim
Diretor técnico: Geraldo Majella

  • Gostou? Compartilhe: