Uma mulher ao acordar, sentada em sua cama levando a mão a cabeça em sinal de cansaço, com os dizeres: Por que você acorda mais cansado do que quando foi dormir?

Por que você acorda mais cansado do que quando foi dormir?

Data de publicação: 18/07/2019 10:00:00
Categoria: Dicas de Saúde

Por Michelle Ullman

Acordar cansado é um sinal de que o período noturno não tem sido preenchido com sono reparador. A dificuldade de cair no sono ou de manter-se dormindo podem indicar que maus hábitos estão impedindo o descanso necessário para a manutenção da saúde. Conheça hábitos a serem evitados antes de dormir.

Exercícios noturnos
Caminhadas calmas não são um problema perto da hora de dormir, mas exercícios físicos que provoquem cansaço, suor e funcionem como treino cardiovascular podem tirar o sono. Com a temperatura corporal alta e a frequência cardíaca acelerada, o sistema nervoso fica alerta por mais tempo. Por isso, o ideal é que as três horas antes de dormir não sejam povoadas com estímulos. Assim, o melhor horário para corridas e exercícios pesados são durante a manhã ou a hora do almoço.

Beber antes de dormir
O consumo de álcool antes de dormir pode ser uma das razões para o sono sem descanso. Embora o efeito inicial das bebidas alcóolicas seja o relaxamento, elas interferem no ciclo do sono, especialmente na fase REM, que inclui os sonhos. Ainda, bebidas diuréticas podem fazer com que o sono seja interrompido no meio da noite para idas ao banheiro, tornando o descanso fragmentado.

Problemas com temperatura ambiente
Extremos de frio e calor podem prejudicar a qualidade do sono. Um ambiente muito frio ou extremamente quente é inviável para o descanso. Para os dias quentes, ar condicionado e ventiladores podem resolver o problema, enquanto cobertas extras e meias podem ser a salvação em dias mais frios.

Estresse e preocupação
A mente cheia de preocupação e estresse dificilmente conseguirá relaxar o suficiente para ter um sono tranquilo. Enquanto as atividades diárias podem distrair a pessoa de seus problemas, a mente livre no período noturno pode divagar por eles.

Uma forma de combater os pensamentos negativos antes de dormir é anotar as preocupações antes de ir para a cama, retirando-as da cabeça. Escrever também razões para ser grato pode ajudar a invocar pensamentos positivos.

Caso esse exercício não seja suficiente, sair da cama sem acender as luzes e sentar-se no escuro em outra parte da casa pode ajudar a quebrar o ciclo de preocupação, deixando que o sono chegue mais fácil. Outra opção é a prática diária de meditação. Apenas dez minutos por dia podem ser suficientes para deixar a mente pronta para o descanso.

Beber café ao final da tarde
Beber café até 5 horas antes de dormir pode ser uma má ideia. Esse é o tempo que a cafeína costuma permanecer no corpo, deixado o organismo alerta. Mesmo que a tolerância a essa substância dependa de vários fatores, o ideal é consumir menos de 400 mg por dia e não tomar café depois do almoço.

Compartilhar a cama
Ter alguém com quem dividir a vida e a cama pode ser um ponto positivo, mas as vezes é melhor dormir sozinho. Compartilhar a cama com um companheiro ou um bichinho reduz a qualidade do sono, sobretudo quando o acompanhante ronca ou se move muito durante a noite. Camas maiores, tampões de ouvido, música ambiente, cobertores separados e incentivar que o parceiro durma de lado para não roncar são algumas estratégias para minimizar o problema.

Excesso de luz
Televisão, celulares, lâmpadas de leituras e outras formas de exposição à luz atrapalham na qualidade do sono. Máscaras de sono, cortinas e desligar aparelhos eletrônicos uma hora antes de dormir são as melhores formas de impedir que a luz atrapalhe o momento de descanso.

Alimentação pesada
Pizza e batatas fritas não são as melhores escolhas de lanche antes de dormir. O consumo de gorduras ou proteínas em excesso antes de ir para a cama pode sobrecarregar o sistema digestivo, causando até mesmo azia. Combinações de carboidratos complexos e uma pequena quantidade de proteína são ideais antes de dormir, incluindo frutas com pasta de amendoim, peito de peru com aipo ou cereais integrais com leite.

Fonte:
Very Well Mind

Tradutora e redatora: Daniela Souza
Revisora: Paula ávila
Designer: Raphael Alpoim
Diretor Técnico: Geraldo Majella

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