Uma mulher com roupas para o frio segurando o seu propio joelho, com os dizeres: Dores nas articulações

Dores nas articulações podem aumentar no inverno – saiba quais são as causas e complicações

Data de publicação: 17/07/2019 14:59:00
Categoria: Doenças e Sintomas

Sabia que as dores e a rigidez nas articulações podem ter causas diferentes? Comumente associadas ao envelhecimento, elas não são exclusividade dos idosos, e podem causar inchaço e dificultar a realização de movimentos. Entre as enfermidades que podem causar esses sintomas típicos do desgaste natural das articulações estão as artrites, o lúpus, a bursite, a gota, e a fibromialgia


Quais são os principais sintomas ligados aos problemas nas articulações?
Dores, inchaço, calor e rangidos são alguns sintomas relacionados às enfermidades que atingem as articulações. Além disso, a rigidez causada por essas doenças pode dificultar movimentos simples da rotina, como escovar os dentes ou colocar os pés no chão ao sair da cama pela manhã.


Várias partes do corpo podem ser afetadas pelo problema, dependendo da enfermidade relacionada às dores. É mais comum que os pacientes com gota comecem a sentir dores no dedão do pé, enquanto os joelhos, tornozelos e ombros são mais afetados pela artrite reumatoide.

O que artrite reumatóide?
As artrites são inflamações nas articulações, que comumente afetam joelhos, tornozelos, ombros e cotovelos. Outras partes do corpo também podem ser afetadas, incluindo pulmões, olhos e coluna.

A artrite reumatoide é inflamação crônica que pode afetar pessoas de qualquer idade, e que não tem causas definidas. Sem cura, ela é uma doença autoimune, e os sintomas são tratados para minimizar seus efeitos na vida do paciente.

E artrose, o que é?
As artrites têm caráter inflamatório, já a artrose, também conhecida como osteoartrose tem características degenerativas. Essa doença é causada pelo desgaste natural das articulações, ou por problemas de saúde como a obesidade e a diabetes. A osteoartrite, ou osteoartrose, costuma afetar o joelho e o quadril.

Mais comum às pessoas acima dos 65 anos de idade, essa doença tem tratamento focado em seus sintomas, buscando formas de minimizar seu impacto.

Dores nas articulações podem ser causadas pelo lúpus?
É possível que o lúpus seja uma causa para as dores e a rigidez nas articulações. Autoimune, essa doença faz com que o organismo combata partes saudáveis do corpo como se suas células fossem corpos estranhos. Quando ataca as articulações, a enfermidade causa inchaço, enrijecimento e dores. O lúpus não tem cura e o tratamento busca controlar e reduzir seus sintomas.

A gota também é um tipo de artrite?
A gota, doença que também afeta as articulações, é um tipo de artrite, ou seja, é uma inflamação das articulações. Essa enfermidade afeta principalmente os homens e é caracterizada pelos altos níveis de ácido úrico no sangue. Esse excesso provoca o acúmulo de cristais de monourato de sódio (MUS) nas articulações, levando às dores e ao inchaço. Em geral, a primeira articulação afetada pela enfermidade é o dedão do pé, seguido pelos membros inferiores. Porém, a doença não se limita a estas partes do corpo e pode comprometer qualquer articulação.

A falta de diagnóstico e tratamento adequado pode fazer com que as crises de gota sejam mais recorrentes e agressivas, além de aumentar a possibilidade de deformação das articulações e acúmulo dos cristais nas cartilagens, tendões e bursas.

As bursas também são articulações?
As bursas não fazem parte das articulações, mas quando inflamadas podem causar sintomas similares aos da artrite. Elas são pequenas bolsas que ficam entre os ossos e outras estruturas do corpo, como os músculos e os tendões, facilitando o deslizamento entre elas. A inflamação de uma bursa é chamada bursite, e pode causar dor, rigidez e inchaço.

O sistema nervoso central também afeta as articulações?
A fibromialgia é uma doença relacionada ao sistema nervoso central e o mecanismo de controle da dor. Desequilíbrios hormonais, estresse e tensão podem ser as causas dessa doença, que mesmo sem provocar inflamações ou deformidades, causa dor nos tendões e articulações. Ela afeta principalmente as mulheres, entre os 35 e os 50 anos, e pode estar relacionada a outras doenças reumatológicas.

Quando procurar um médico?
As causas para as dores, inchaço e rigidez nas articulações podem ser diversas e, apenas um profissional qualificado pode oferecer diagnóstico e tratamento para o problema. Por isso, em caso de dores persistentes, é necessário buscar auxílio médico. O diagnóstico precoce de doenças pode ajudar a retardar seu desenvolvimento e impedir que elas causem danos irreversíveis à mobilidade, por exemplo.

Fontes:
Blog da Saúde
Dr. Dráuzio Varella - 1
Dr. Dráuzio Varella - 2
Hospital Sírio-Libanês
Healthline
Sociedade Brasileira de Reumatologia - 1
Sociedade Brasileira de Reumatologia - 2
Tradutora e redatora: Daniela Souza
Revisora: Paula ávila
Designer: Raphael Alpoim
Diretor Técnico: Geraldo Majella

  • Gostou? Compartilhe: