Um grupo de idosos sorrindo e fazendo sinal de

Como o pensamento positivo pode ajudá-lo a viver mais?

Data de publicação: 19/09/2019 13:53:00
Categoria: Geriatria e Longevidade

Por Mark Stibich

O pensamento positivo é um dos pilares da boa saúde. Combater o estresse e pensar em coisas boas pode aumentar a imunidade, reduzir as chances de doenças cardíacas e até mesmo contribuir para a longevidade – é o que apontam pesquisas que relacionam o pensamento positivo ao envelhecimento.

Ser positivo pode melhorar a experiência do envelhecimento?
Uma pesquisa investigou como as pessoas percebem o próprio envelhecimento e descobriu que, entre as 660 pessoas analisadas, aquelas que tinham pensamentos positivos sobre a chegada da terceira idade viveram cerca de 7 anos a mais que as outras.

Esse resultado permaneceu mesmo depois que fatores como idade, estado de saúde e renda foram controlados.
Outras pesquisas indicam que as pessoas jovens que desejam envelhecer também tendem a viver mais. O olhar positivo para o processo de envelhecimento pode ter impactos na expectativa de vida, já que essas pessoas não temem em ficar velhas e podem se preparar melhor.

Por que pensar positivo contribui para a longevidade?
Os especialistas ainda não conseguiram determinar por que o pensamento positivo contribui para uma vida mais longa, porém suspeita-se que tudo está associado a atitude. Uma pessoa mais positiva sobre o envelhecimento tem mais vontade de viver, por isso tende a se recuperar melhor de doenças e ser mais resistente a elas, além de ser mais cuidadosa com a saúde.

Outra possibilidade é que o estresse contribua para o envelhecimento mental e que, com pensamentos positivos, ele possa ser minimizado.

Como manter-se positivo sobre o envelhecimento?
A experiência e a maturidade de uma pessoa mais velha não deveriam ser menos importantes que a beleza e a juventude, como a sociedade parece acreditar. Conhecer-se melhor, assim como estar em contato com a própria espiritualidade e profundidade são características positivas do envelhecimento.

Aprender a lidar com os aspectos negativos da terceira idade, e adotar um estilo de vida simples e saudável pode ajudar a preservar a saúde e a energia.

Os cuidados com a saúde também podem conferir alguns anos a mais à experiência de vida. Manter a pressão arterial baixa pode adicionar 4 anos à expectativa de vida, assim como o colesterol baixo. Manter-se no peso ideal e realizar exercícios regulares podem adicionar de 1 a três anos ou mais. Além disso, ficar longe do cigarro pode render até 14 anos na expectativa de vida. 

Mesmo que esses números tratem apenas da redução das chances de mortalidade, é importante entender que a saúde é fundamental para um envelhecimento positivo, com qualidade de vida.

Fonte:
Very Well Mind
Tradutora e Redatora: Daniela Souza
Revisora: Paula Ávila
Designer: Raphael Alpoim
Diretor Geral: Geraldo Majella

  • Gostou? Compartilhe: