Uma vasilha de madeira cheia de semente de chia, com os dizeres: O poder da chia: conheça os benefícios desse superalimento

O poder da chia: conheça os benefícios desse superalimento

Data de publicação: 16/07/2019 16:15:00
Categoria: Dieta e Nutrição

Por Stephanie Bucklin

A semente de chia é um dos superalimentos da moda, mas seu uso na culinária dos Estados Unidos é bastante antigo entre as tribos nativas. Lá, as sementes eram usadas para fazer farinha, mingau ou sopa, por exemplo, e não compunham o café da manhã junto com frutas ou cereais como atualmente.

O uso dessas sementes sempre foi diverso, incluindo o papel de ingrediente em tratamentos medicinais contra febre e inflamação.

Qual o valor nutricional das sementes de chia?
As sementes de chia podem fornecer muitos nutrientes em apenas uma colher de sopa. Essa quantidade corresponde a cerca de 69 calorias, com 2g de proteína; 5g de gordura; 6g de carboidratos; e 5g de fibras.

Além disso, em vitaminas e minerais, essa quantidade de sementes oferece 2mg de fósforo; 7mg de cálcio; 8mg de potássio; 2mg de vitamina C; 1mg de vitamina E; e 5 UI de vitamina A.

Quais são os benefícios da chia para a saúde?
As vantagens da chia para a saúde são diversas, incluindo benefícios para o coração, ação antienvelhecimento e anticancerígena. As sementes podem fornecer ácidos graxos ômega-3 e diferentes antioxidantes, de acordo com uma revisão publicada no Journal of Food Science and Technology.

Ricas em fibra, as sementes de chia ajudam a regular o sistema digestivo e podem contribuir positivamente para pessoas com problemas de saúde como a diabetes tipo 2, a hipertensão, doenças cardíacas e a depressão.

As fibras da chia também podem fazer com que as refeições proporcionem mais saciedade e impeçam o consumo excessivo de alimentos que causa o ganho de peso. Porém, não há pesquisas suficientes que suportem a teoria de que essas sementes ajudam a perder peso.

Há algum risco em comer sementes de chia?
As sementes de chia não devem ser consumidas secas, pois absorvem líquido e podem inchar dentro do corpo e causar obstruções no organismo. Além disso, assim como qualquer alimento, quando ingeridas em excesso as sementes podem causar aumento de peso.

Pessoas que tomam medicação para pressão alta ou anticoagulantes, grávidas ou lactantes, devem consultar o médico antes de adicionar sementes de chia à dieta.

Que alimentos combinam com as sementes de chia?
As sementes de chia são versáteis por não terem muito sabor. Por isso, podem ser usadas em massas, saladas, sopas, molhos, bolos e até mesmo vitaminas. Em algumas receitas, depois de hidratadas, as sementes podem substituir ovos ou criar a textura de pudins.

Para substituir um ovo, basta misturar uma colher de sopa de sementes de chia a três colheres de sopa de água. Depois de cinco minutos, a mistura pode ser adicionada à massa.

Fonte:
Everyday Health

Tradutora e Redatora: Daniela Souza
Revisora: Paula Ávila
Designer: Raphael Alpoim
Diretor Geral: Geraldo Majella

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