Uma mulher de vestido listrado, em frente a uma geladeira aberta, com os dizeres: Fome e vontade de comer: você sabe como diferenciar?

Fome e vontade de comer: você sabe como diferenciar?

Data de publicação: 11/07/2019 16:41:00
Categoria: Alimentação e Saúde

Entender melhor o que é a fome e o que é o desejo de comer é um bom começo na hora de encarar uma dieta balanceada. A razão pela qual nosso corpo pede alimento não está relacionada apenas à necessidade de nutrição, mas pode estar baseada em sentimentos como a raiva, a tristeza ou a solidão.

Ceder à vontade de comer como mecanismo de defesa para afastar a ansiedade, o estresse ou o tédio, por exemplo, pode fazer com que a escolha de alimentos não seja a mais saudável, e acabe por interferir na saúde caso isso se torne um hábito frequente, já que os lanches gordurosos e calóricos são tão atrativos nesses momentos.

O chocolate é um dos principais exemplos de alimentos que despertam desejo. Identificar os alimentos que ativam essa vontade de comer, e saber quando está realmente com fome são formas de evitar os excessos alimentares.

O que é o desejo de comer?
Em geral, a vontade de comer vem acompanhada pelo desejo por alimentos reconfortantes, como o chocolate, os doces e outros lanches gordurosos. Esse tipo de desejo costuma acontecer após o acionamento de gatilhos negativos, como o sentimento de solidão ou a ansiedade.

Momentos como a gravidez ou o período menstrual podem aumentar o desejo, sobretudo quando se está de dieta. O lanche escolhido cumpre um papel prazeroso enquanto se come, mas costuma ser acompanhado de culpa em seguida.

Estar atento aos horários em que essa vontade de comer acontece também é uma forma de saber se é fome ou desejo. A vontade de comer lanches e doces adicionais logo após uma refeição costuma indicar desejo. Se a vontade passa com o tempo ou ao tomar um copo de água, definitivamente não era fome.

O que indica fome?
Não comer por muitas horas é um sinal claro de que o corpo está com fome e precisa de alimentação. Estomago roncando, dores de cabeça e fraqueza geralmente acompanham a necessidade por comida, que não melhora com o passar do tempo.

Quando o corpo precisa comer, qualquer alimento parece apetitoso e um lanche saudável, como uma salada ou uma fruta, satisfaz a necessidade.

O que fazer quando sentir desejo?
O desejo não é uma necessidade do corpo, portanto se distrair com pode ser uma maneira de passar por ele sem ter que ceder às calorias a mais. Caminhar, conversar com amigos, ouvir músicas, ler ou escrever, ou qualquer atividade prazerosa pode ajudar a manter as tentações longe e ainda melhorar o humor.

Fonte:
Mayo Clinic
Tradutora e Redatora: Daniela Souza
Revisora: Paula Ávila
Designer: Raphael Alpoim
Diretor Geral: Geraldo Majella

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