Um casal de idosos sentados em um colchonete de academai com uma personal trainer entre eles, com os dizeres: O hábito de 20 minutos que pode salvar sua vida

O hábito de 20 minutos que pode salvar sua vida

Data de publicação: 04/07/2019 14:40:00
Categoria: Geriatria e Longevidade

Por Ellen Collis Oliver

Ficar sentado o dia todo pode colocar a vida em risco, sobretudo considerando a saúde de pessoas sedentárias ou aquelas mais velhas, que não conseguem se exercitar com a frequência necessária.

As recomendações médicas podem não ser suficientes para essas pessoas, já que os 150 minutos de atividade de intensidade moderada por semana indicados podem ser inalcançáveis. De acordo com o British Medical Journal, mais de um terço das pessoas está longe de atingir essa meta.

A alternativa sugerida pelo médico Philipe de Souto Barreto, do Hospital Universitário de Toulouse, é fazer pequenas atividades físicas durante o dia. A eficácia dessa proposta é reforçada por uma revisão acadêmica, que descobriu uma redução de 19% no risco de morte entre pessoas que caminham 74 minutos por semana, quando comparadas àquelas que não fazem nenhum tipo de exercício.

Como fazer vinte minutos de exercício diariamente?
Pela manhã, realizar alongamentos na cama por cerca de três minutos podem ajudar na mobilidade do corpo durante o dia. Um bom exemplo de quais movimentos realizar podem ser vistos no vídeo – Yoga matinal: Yoga para ACORDAR BEM e começar bem o dia!

Ao meio dia, caminhar por pelo menos sete minutos, subir escadas ou dar voltas no quarteirão ajuda a manter o corpo em movimento sem precisar se distanciar de casa.

À noite, alguns exercícios de pilates para iniciantes, focados em alongamento, são ideais para relaxar o corpo e aliviar dores. Alguns deles podem ser vistos no vídeo - 10 Minute Workout | Pilates.

Fonte:
Everyday Health

Tradutora e redatora: Daniela Souza
Revisora: Paula Ávila
Designer: Raphael Alpoim
Diretor Geral: Geraldo Majella

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