Uma mulher em sua mesa de trabalho fazendo alongamento laboral, com os dizeres: O que fazer para ter um dia mais produtivo e sem estresse?

O que fazer para ter um dia mais produtivo e sem estresse?

Data de publicação: 03/07/2019 10:45:00
Categoria: Dicas de Saúde
Por Tiffany Ayuda 

A felicidade é parte importante na manutenção da saúde, revelou um estudo publicado no Proceedings of National Academy of Sciences. De acordo com ele, a sensação positiva está relacionada à redução dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Por isso, doses diárias de felicidade são recomendas.

Os altos níveis de cortisol estão relacionados ao desenvolvimento de doenças como diabetes tipo 2, hipertensão e doenças autoimunes. Para controlá-lo e encontrar o caminho da felicidade pessoal, a autora dos livros “May Cause Miracles” e “, Miracles Now”, Gabrielle Bernstein, sugere a meditação. Para ela, a atividade proporciona “tempo para refletir, trazer paz interior e fazer uma avaliação verdadeira de onde você está em sua vida e para onde você pode ir”.

De acordo com uma pesquisa publicada na JAMA Internal Medicine, é possível que a meditação contribua para a redução do estresse e auxilie no alívio de sintomas da ansiedade e da depressão.

Como meditar e ser mais feliz?
De acordo com Bernstein é possível atingir a felicidade pessoal por meio da meditação, realizando quatro tarefas:

Primeiro passo: faça com que seu primeiro pensamento do dia seja feliz.
Para isso, é necessário firmarmos um compromisso de fazer com que os primeiros pensamentos do dia sejam felizes, e não críticas a si mesmo. Começar a rotina com música também é indicado pela autora, que sugere meditações rápidas pela manhã, enquanto se ouve música. 

Segundo passo: deixe de lado os pensamentos negativos.
Pensamentos negativos, indesejados ou destrutivos podem povoar a mente contra a vontade, sejam eles sobre si mesmo ou sobre os outros. Uma técnica de meditação adotada por Bernstein é manter um elástico no pulso e esticá-lo contra o braço todas as vezes em que esses pensamentos ocorrerem, interrompendo o ciclo. 

Terceiro passo: liberte sua criança interior.
Entrar em contato com a criança interior significa aguçar a curiosidade e a criatividade. Para isso, a autora sugere pausas durante o dia para pensar sobre experiências positivas do imaginário, durante cinco ou dez minutos. Nesse momento, é válido pensar em momentos bons que se quer viver, trazendo pensamentos positivos à tona e liberando a tensão.

Quarto passo: durma bem para restaurar a mente
Não é nenhum segredo que o sono é essencial para uma boa saúde e que esse descanso pode ser reparador. Dormir bem tem impactos positivos sobre a saúde mental e emocional e, para um sono de qualidade, Bernstein recomenda técnicas simples de respiração, inspirando e expirando pelo nariz por cerca de um minuto.

Fonte:
Everyday Health
Tradutora e redatora: Daniela Souza
Revisora: Paula Ávila
Designer: Raphael Alpoim
Diretor Geral: Geraldo Majella

  • Gostou? Compartilhe: