Um homem praticando ciclismo outdoor à luz da manhã, com os dizeres: Como ter mais ânimo para os exercícios matinais?

Como ter mais ânimo para os exercícios matinais?

Data de publicação: 02/07/2019 14:25:00
Categoria: Dicas de Saúde

Praticar atividades físicas pela manhã pode ser a chave para um dia mais produtivo – para o corpo e para a mente. Além de queimar calorias, o exercício impulsiona o metabolismo, fazendo com que o corpo gaste mais energia durante o dia.

Outro bônus é poder comer um pouco mais. Estudos indicam que fazer exercícios físicos antes do café da manhã pode evitar os efeitos ruins de comer muito.

Quando os pesquisadores compararam grupos de homens que praticavam corrida ou andavam de bicicleta antes do café da manhã, com aqueles que não faziam atividades ou as realizavam depois das refeições, descobriram que o primeiro grupo ganhou pouco ou nenhum peso, e não mostraram sinais de resistência à insulina.

Apesar de ser uma excelente prática para a saúde, pode ser difícil deixar a cama de manhã para realizar exercícios físicos. Para deixar esse hábito mais fácil, fazer compromissos com amigos pode ser útil para manter uma rotina mais saudável.

Deixe o despertador longe da cama
Levantar-se para desligar o despertador é metade do caminho andando. Quando se está de pé é mais fácil se alongar, trocar de roupa e começar a se exercitar. Programar o alarme com músicas animadas pode ajudar a entrar no clima da atividade, seja uma caminhada pelo bairro ou uma sessão na academia.

Crie uma rotina com amigos
Ter alguém com quem fazer exercícios é uma boa fonte de motivação. É interessante marcar um encontro na academia, na pista de corrida ou na quadra de tênis. É menos provável que alguém desista de sair da cama quando sabe que tem outra pessoa o aguardando.

Faça novos amigos na academia
Fazer amigos entre os companheiros de academia, que se exercitam em horários regulares, pode criar mais motivação para sair da cama, o convívio social pode ser inspirador.

Estabeleça objetivos
Estabelecer uma programação para a semana, como forma de compromisso e fazendo anotações, torna mais fácil fazer dos exercícios físicos um hábito. É mais provável que essa rotina funcione se estiver anotada em uma agenda, o que facilita também conhecer os maus hábitos e evitá-los.

Faça uma seleção musical poderosa
Uma playlist poderosa pode ser mais que o suficiente para espantar a preguiça de sair da cama de manhã. Estudos indicam que ouvir música durante as atividades físicas contribui para que a mente produza mais pensamentos positivos e compense o cansaço do esforço físico.

Deixe tudo preparado antes de dormir
Organizar roupas e equipamentos para os exercícios matinais na noite anterior ajuda a ganhar tempo, tornando as atividades mais dinâmicas e eficientes – além de preparar a mente para entrar na rotina.

Recompense o esforço
Ao completar uma semana de exercícios regulares, é interessante adotar uma recompensa como ir ao cinema ou fazer as unhas. Comprar equipamentos novos, um banho relaxante ou ler um livro, qualquer coisa que traga bem-estar pode ser uma recompensa por seguir os planos.

Fale sobre sua rotina de exercícios
Quando os planos se tornam públicos é mais difícil não os cumprir. Seja nas redes sociais, ou pessoalmente, contar aos amigos sobre a rotina de atividades físicas funciona como motivador para quem se exercita e para quem observa.

Dê tempo para que o corpo se ajuste
Não é fácil acordar mais cedo para se exercitar. Por isso, dar tempo para que o corpo se acostume à nova rotina é essencial. Insistir em um horário é importante, e a cada semana será ainda mais fácil sair da cama. O corpo descansa melhor à noite quando há prática de exercícios físicos, o que deixa o ciclo mais animador.

Faça do café da manhã uma recompensa
Antes de praticar exercícios, uma banana e algumas castanhas são suficientes para conferir energia. Depois da prática, tomar um café da manhã reforçado, com proteínas e frutas, pode funcionar como uma recompensa pelo esforço.

Fonte:
Everyday Health

Tradutora e redatora: Daniela Souza
Revisora: Paula Ávila
Designer: Raphael Alpoim
Diretor Geral: Geraldo Majella

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