Um casal de idosos sorrindo ao redor de uma mesa com alimentação saudável, com so dizeres: Como idosos podem manter níveis saudáveis de colesterol?

Como idosos podem manter níveis saudáveis de colesterol?

Data de publicação: 28/05/2019 16:22:00
Categoria: Geriatria e Longevidade

Controlar os níveis de colesterol pode parecer um pesadelo, sobretudo na terceira idade. Nos Estados Unidos, cerca de 37% dos adultos tem o colesterol LDL mais alto do que o recomendado, o que aumenta o risco de doenças cardíacas e derrames.

Normalmente, a terceira idade vem acompanhada de alguns problemas de saúde, que quando combinados ao colesterol alto podem colocar em risco a vida dos idosos. Por isso, selecionamos algumas informações importantes para ajudar a controlar os níveis de colesterol.

O que é o colesterol?
O colesterol é um tipo de gordura que o corpo produz sozinho, e que tem um papel importante na produção de hormônios e na digestão de alimentos, por exemplo. Portanto, o corpo já produz essa substância e os alimentos ingeridos aumentam a sua quantidade no organismo.

Dividido em três tipos, o colesterol é composto por Lipoproteína de Alta Densidade (HDL), ou colesterol bom, Lipoproteína de Baixa Densidade (LDL), ou colesterol ruim, e triglicerídeos.

O colesterol HDL é considerado bom, pois sua função é retirar o colesterol LDL das artérias – onde ele pode acumular, causando problemas cardiovasculares, assim como os triglicerídeos. Assim, níveis mais altos de HDL são encorajados, enquanto reduzir os níveis de LDL é necessário.

Quais são os riscos associados ao colesterol alto?
A preocupação dos médicos com os altos níveis de colesterol vem dos riscos de doenças cardiovasculares relacionados ao acúmulo dessa gordura nas artérias, o que pode causar entupimento. Especialmente para idosos, isso significa chances maiores de acidentes vasculares cerebrais e redução na função do sistema cardiovascular.

Outros fatores de risco que aumentam as chances de problemas cardíacos são o envelhecimento; o tabagismo; outras condições de saúde como a diabetes, a hipertensão e a obesidade; o sedentarismo; e os fatores genéticos.

Como controlar os níveis de colesterol?
As formas mais simples de controlar os níveis de colesterol no organismo são tratamentos com medicamentos, mudanças na alimentação e no estilo de vida.
Idosos com altos níveis de colesterol LDL e triglicérides devem evitar a ingestão de gorduras não saudáveis e açúcares, e investir em alimentos ricos em fibra e gorduras boas – o abacate, por exemplo, é rico em gorduras boas, que aumentam o colesterol bom.

A prática de exercícios físicos regulares também pode contribuir para a manutenção do peso saudável, evitando outras doenças como a obesidade. É possível começar com atividades simples, como a caminhada, que já estimula processos naturais do corpo para lidar com o colesterol.

É importante estar atento à saúde e visitar um médico com regularidade, já que o colesterol alto pode não apresentar sintomas. A manutenção contínua da saúde é mais importante que a adoção de medidas de emergência.

Fonte:
Family Matters
Tradutora e redatora: Daniela Souza
Revisora: Paula Ávila
Designer: Raphael Alpoim
Diretor técnico: Geraldo Majella

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