Uma mulher de lado, com a mão em frente a sua boca para rebater seu hálito para seu nariz, com os dizeres: Mau hálito

Saiba como acabar com o mau hálito

Data de publicação: 09/08/2019 14:00:00
Categoria: Saúde Bucal

Por Barbara H. Seeber

O mau hálito é um problema para cerca de 25% das pessoas em todo o mundo. Ele pode causar desconforto, especialmente em ocasisões sociais, e mesmo não sendo um problema de saúde grave, ele pode ser causado por doenças – ou dezenas de outros fatores.

O que pode causar mau hálito?
As possíveis causas do mau hálito são diversas. Problemas de saúde bucal, como cáries, gengivite e má higiene estão entre as fontes mais comuns do mau cheiro. A alimentação irregular pode ser outra razão para o mau hálito, assim como a diabetes e os distúrbios intestinais como a intolerância à lactose, a azia e as úlceras.
Além disso, o mau cheiro na boca pode ser temporário, geralmente causado por alimentos e bebidas. A higiene bucal é recomendada depois da ingestão de alho, cebola, café e álcool, por exemplo. Fumantes também costumam sofrer com esse problema.

Como combater o mau hálito?
• Usuários de dentaduras devem removê-las à noite e mantê-la limpa, para evitar o acúmulo de restos de alimentos e bactérias.
• Beber bastante água e fazer bochechos pode ajudar a manter o hálito fresco, sobretudo de manhã.
• Escovar os dentes após as refeições e fazer uso do fio dental é essencial para manter a saúde bucal e um bom hálito.O ideal é fazer isso duas vezes ao dia.
• Substituir a escova de dentes a cada dois ou três meses é recomendável.
• Visitar o dentista regularmente para exames e limpezas contribui para a saúde bucal, a prevenção de cáries e gengivite.
• Outro truque eficiente contra o mau hálito é raspar a língua pela manhã, para retirar bactérias, fungos e células mortas.
• Cravo e sementes de erva doce têm propriedades anti-sépticas e podem ajudar a combater a halitose. Mascá-las ajuda a reduzir as bactérias que podem causar mau hálito.
• Para um hálito mais refrescante, mastigar casca de limão ou laranja é uma boa dica. O ácido cítrico dessas frutas ajuda a estimular as glândulas salivares. Mas, atenção! É importante lavar a casca antes.
• A clorofila de ramos como salsa, manjericão, hortelã e coentro ajuda a neutralizar odores bucais.
• Faça seu prõprio enxaguante bucal sem álcool usando um copo de água, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e algumas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta antimicrobiano. A mistura altera o nível de pH da boca e combate o odor, além de render vários enxagues. Atenção! Essa solução não deve ser engolida.

Receita contra o mau hálito
Canela, maçã e iogurte são alimentos que ajudam a limpar os dentes, exterminar micróbios e reduzir o número de bactérias que causam odor na boca. Essa receita, que serve até duas pessoas, pode ajudar a reduzir o mau hálito.

Em uma tigela, misture uma xícara de pedaços de maçã, uma xícara de cenoura ralada, uma xícara de aipo picado, meia xícara de cranberries secos, meia xícara de nozes trituradas, três a cinco colheres de sopa de iogurte destanato e polvilhe canela em pó por cima, misture bem e sirva-se.

Fonte:
Everyday Health

Tradutora e redatora: Daniela Souza
Revisora: Paula Ávila
Designer: Raphael Alpoim
Diretor técnico: Geraldo Majella

  • Gostou? Compartilhe: