Uma mulher idosa se alongando em um parque, com os dizeres: O poder da natureza

Espaços verdes podem aumentar o bem-estar de idosos

Data de publicação: 15/10/2019 16:53:00
Categoria: Geriatria e Longevidade

Por Robert Preidt

Os espaços verdes nas cidades são como áreas de respiro, que contribuem para a saúde física e mental de todos ao redor. Além disso, os espaços verdes urbanos podem contribuir com o bem-estar mental dos idosos, indica uma pesquisa britânica da University of York's Stockholm Environment Institute.

O autor do estudo, Chris Neale, relatou que participantes mais velhos experimentaram efeitos benéficos do espaço verde enquanto caminhavam entre ambientes urbanos ocupados e ambientes de áreas verdes urbanas.

"Este trabalho é o primeiro a ser publicado em uma série de artigos que compreendem o impacto dos espaços verdes e urbanos na atividade cerebral em adultos mais velhos", afirmou Neale.

Durante o estudo, um grupo de oito pessoas com 65 anos ou mais carregavam dispositivos portáteis, capazes de registrar a atividade cerebral, enquanto caminhavam em espaços urbanos movimentados e em espaços urbanos arborizados. Além disso, os participantes passaram por entrevistas antes e depois dos passeios.
A pesquisa reuniu os dados e descobriu mudanças nos níveis de excitação, engajamento e frustração entre os participantes, que preferiam os espaços que consideravam mais calmos e silenciosos.

"O espaço verde urbano funciona como um ambiente de apoio na cidade para os idosos, fazendo mediação do estresse induzido por cenários tomados pela construção civil", disse Neale em um comunicado de imprensa da universidade.

Mesmo que o estudo não possa provar uma relação direta de causa e efeito, o autor da pesquisa sugere que a manutenção de áreas arborizadas possa ser uma opção de baixo custo para melhorar o bem-estar mental dessa população da terceira idade, que tende a aumentar com o passar dos anos.

Fonte:
Everyday Health
Tradutora e redatora: Daniela Souza
Revisora: Paula Ávila
Designer: Raphael Alpoim
Diretor técnico: Geraldo Majella

  • Gostou? Compartilhe: