Saúde bucal: você sabe quais os cuidados devem ser adotados?

Data de publicação: 20/03/2019 03:00:00
Categoria: Saúde Bucal

Fala, sorrisos, beijos, digestão e respiração: são atividades do corpo humano que dependem da boca e que fazem dela uma parte tão importante do corpo humano. É por ser tão essencial, que se comemora, no dia 20 de março, o Dia Mundial da Saúde Bucal.

Manter a boca e os dentes saudáveis é um passo importante até mesmo para a prevenção de outras doenças, indica a Federação Dentária Internacional (FDI). Além disso, enfermidades como diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, e alguns tipos de câncer podem ter influência direta na saúde da boca.

Como cuidar bem da saúde bucal?
De acordo com cartilha do Ministério da Saúde, a melhor forma de realizar a higiene bucal é por meio da escovação, com creme dental com flúor, combinada ao uso de fio dental.

Também é importante escovar a língua ou usar um raspador para retirar a saburra, uma mistura de restos de alimentos e células mortas, que se acumula entre as papilas gustativas. Ela é uma das principais causadoras de mau hálito.

Por fim, é recomendada a visita periódica ao dentista para avaliar a saúde bucal, além da realização de higienização profissional da boca.

Quais são as principais doenças bucais?
As principais doenças da boca estão relacionadas aos maus hábitos alimentares e à falta de higiene, ao tabagismo e ao consumo alcóolico. Uma dieta rica em açúcar pode aumentar as chances de desenvolvimento de cáries, por exemplo.

O hábito de fumar contribui para o desenvolvimento de gengivite e câncer de boca, e o abuso de substâncias alcóolicas pode causar danos à cavidade bucal e ao sistema digestivo.

Cáries
As cáries são lesões no dente, ocasionadas principalmente pelo ácido liberado por bactérias que consomem o açúcar presente na boca. A falta de higienização adequada é a principal causa desse problema, que pode levar a infecção e até a perda do dente.

Os principais sintomas da cárie são dores e desconforto, sensibilidade a alimentos gelados ou muito quentes, mau hálito e manchas nos dentes.

Gengivite
A inflamação da gengiva é um reflexo do acúmulo de placa bacteriana entre os dentes. A melhor forma de trata-la é por meio da higienização correta dos dentes e o uso de fio dental. Porém, quando não resolvida, a gengivite pode se tornar periodontite, uma infecção mais séria que pode destruir tecidos que dão suporte aos dentes, causando a perda dentária.

Um dos principais sintomas de gengivite é o inchaço e o sangramento das gengivas, assim como mau hálito e retração gengival.

Câncer de boca
Classificado entre os 10 tipos de câncer mais comuns, o câncer de boca pode afetar qualquer parte dela, seja a língua, a garganta, as bochechas ou o céu da boca. É preciso estar atento a sinais como nódulos, sangramentos, dores na boca, na garganta, no pescoço ou no rosto, além de dificuldades para mastigar, engolir ou falar.

Fontes
World Dental Federation - 1
World Dental Federation - 2
Biblioteca Virtual em Saúde - 1
Biblioteca Virtual em Saúde - 2

Tradutora e redatora: Daniela Souza
Revisora: Paula Ávila
Designer: Raphael Alpoim
Diretor técnico: Geraldo Majella

  • Gostou? Compartilhe: