Doenças Renais: confira os tipos mais comuns

Data de publicação: 14/03/2019 03:00:00
Categoria: Doenças e Sintomas

Em 2019, o dia 14 de março é marcado pelo Dia Mundial do Rim, celebrado na segunda quinta-feira deste mês. Do tamanho de um punho, o rim tem funções importantes, como filtrar as toxinas do organismo, controlar o excesso de água no corpo, o nível de sal e de potássio, entre outras.

Além disso, os rins produzem os hormônios que controlam a pressão arterial e a produção de células vermelhas do sangue.

Quais são os principais tipos de doenças renais?

Doença Crônica Renal
A alta pressão arterial e a diabetes são as principais causas da doença crônica renal, já que causam danos aos vasos sanguíneos desses órgãos, e prejudicam a filtragem do sangue.

Caso não controlada, a doença pode levar à necessidade de realização de diálise, já que não tem cura. O diagnóstico precoce e o tratamento podem retardar o agravamento do quadro.

Cálculos Renais
Conhecidos popularmente como pedras nos rins, essas formações ocorrem pela cristalização de minerais e outras substâncias nos rins. Em geral, elas podem ser expelidas pela urina, processo que pode causar fortes dores na lateral do corpo (região lombar), barriga e as costas em casos de cálculos grandes.

Glomerulonefrite
A glomerulonefrite é uma inflamação no glomérulo, que é a parte do rim responsável pela filtragem do sangue. Ela é geralmente causada pela infecção por vírus e bactérias e, em casos mais brandos, é curada sem intervenção médica.

Em casos graves, porém, a inflamação pode avançar de forma rápida e agressiva, resultando na necessidade de diálise e até mesmo transplante renal.

Rins Policísticos
Essa é uma doença genética, que causa o crescimento de múltiplos cistos nos rins, que podem prejudicar o funcionamento dos órgãos e até mesmo causar insuficiência renal. Vale notar que a presença de poucos cistos nesses órgãos não é considerada uma doença grave.

Doenças no trato urinário
As infecções no trato urinário, como as causadas por bactérias, podem chegar aos rins e prejudicar o funcionamento desses órgãos. Essas doenças apresentam grandes riscos quando não são tratadas corretamente, podendo se espalhar pelos rins e causar insuficiência renal.

Como se prevenir contra as doenças renais?
A prevenção de doenças renais inclui beber água com frequência, controlar os níveis de açúcar no sangue, assim como o consumo de sal. Também é recomendada a realização de atividades físicas, a manutenção de uma dieta equilibrada e o abandono do tabagismo.

Quando procurar um médico?
De acordo com o Ministério da Saúde, pessoas no grupo de risco para o desenvolvimento de doenças renais devem buscar ajuda médica. Ou seja, pessoas com pressão alta, diabetes, doenças cardiovasculares, obesos, tabagistas e aqueles que tenham casos de doença renal crônica na família.

As enfermidades que afetam os rins costumam ser silenciosas, e é possível perder até 90% da função desses órgãos antes que apareçam sintomas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Por isso, é importante ir ao médico ao perceber qualquer indicação dessas doenças.

Os principais sintomas de doenças renais, de acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, são pressão alta, inchaço ao redor dos olhos e nas pernas, fraqueza constante, dificuldade de urinar, urina com muita espuma, urina com presença de sangue e dor lombar.

Fontes
Healthline
World Kidney Day
Governo do Brasil
Organização Pan-Americana da Saúde
Sociedade Brasileira de Nefrologia
Dr. Dráuzio Varella

Tradutora e redatora: Daniela Souza
Revisora: Paula Ávila
Designer: Raphael Alpoim
Diretor Técnico: Geraldo Majella

  • Gostou? Compartilhe: